Apraxia de Fala na Infância

APRAXIA DE FALA NA INFÂNCIA

A Apraxia de Fala na Infância (AFI) é um diagnóstico relacionado aos aspectos motores de fala. Por tratar-se de um diagnóstico complexo, é necessário a busca por um profissional extremamente capacitado e conhecedor do assunto.  

Vamos falar melhor sobre? 

A apraxia é um distúrbio motor da fala, e tem como característica a dificuldade de programação e planejamento dos movimentos motores da fala, principalmente quando estes estão em sequência, resultando no erro da produção dos sons (Hall, 2007). Isto é, a complexidade articulatória dos sons de fala favorece e induz o erro. 


As manifestações clínicas em sua grande maioria estão relacionadas aos aspectos motores e sensoriais. E estas aparecem desde o início do desenvolvimento. Quando bebes, são considerados quietos, que balbuciam pouco, e quando crescem apresentam repertório limitado de vogais e de consoantes. Além disso, o principalmente marco é a dificuldade do controle dos órgãos fonoarticulatórios. 


Os erros durante as tentativas de emissão são variados, o que torna a fala de difícil compreensão; A criança pode ficar procurando o ponto articulatório das palavras, por exemplo, ao falar “gato” pode falar “cato”, “lato”, “tato” até emitir a palavra alvo. Além disso, pode ser notado atraso no aparecimento das primeiras palavras e a instabilidade na produção da fala, sendo inconsistente, ou seja, tem dia que está melhor e dia que está pior. Ademais, apresentam também outras dificuldades, como para se alimentar, mastigar, se vestir, para subir escadas, correr, andar de bicicleta, entre outras alterações motoras.

O profissional qualificado para dar este diagnóstico é o Fonoaudiólogo, com experiência nesta área. O encaminhamento e acompanhamento com outros profissionais (Psicólogos, Neuropediatras) também pode ser essencial. Os profissionais devem ser cuidadosos e detalhistas. As Crianças com AFI necessitam de atendimento terapêutico individual, e os resultados podem ser obtidos a longo-prazo. 

Tratamento

O tratamento é individual e busca fornecer suporte no ponto de maior dificuldade da criança. Geralmente, o ideal é que o profissional tenha formação em PROMPT, DTTC, e/ou ReST. Estas são técnicas que favorecem o ganho terapêutico, contudo, em alguns casos são necessários vias alternativas, e isto sera delineado em conjunto com fonoaudiólogo responsável. 

Fga. Me. Heloisa Gonçalves
Fga. Me. Heloisa Gonçalves

Fonoaudióloga formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana (2019) e doutorado em andamento no programa de Distúrbios da Comunicação Humana da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina. Além disso, tem experiência nas alterações de fala infantil, como: Apraxia de Fala na Infância, Autismo, Comunicação Alternativa (PECS), Atraso na Fala e Transtornos no Desenvolvimento de Fala e Linguagem. Ainda, atua com treinamento e orientação parental e estimulação precoce. Em 2020, participou da escrita de capítulo do livro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia: Estratégia e orientações em linguagem: um guia em tempos de COVID 19.

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