A Terapia Ocupacional como atendimento humanizado

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional como atendimento humanizado

Terapia Ocupacional: Estratégias para estimular a autonomia e independência nas crianças

A Terapia Ocupacional desempenha um papel fundamental na estimulação de autonomia e independência com as crianças. 

Trabalhando as diversas Faixas Etárias

A Terapia Ocupacional trabalha com crianças de diferentes faixas etárias, desenvolvendo estratégias de acordo com as necessidades individuais de cada uma. Desde a primeira infância até a adolescência, nosso objetivo é proporcionar aos nossos pacientes o repertório necessário para que possam se tornar cada vez mais autônomas e independentes em suas atividades diárias.

Além do trabalho realizado durante as sessões de terapia ocupacional, a participação dos pais é de extrema importância nesse processo. Os pais desempenham um papel fundamental como parceiros na estimulação da autonomia e independência das crianças. Nossos profissionais irão orientar os pais sobre estratégias e possíveis intervenções que podem ser aplicadas em casa, fortalecendo o desenvolvimento dessas habilidades no dia a dia.

Atividades e Recursos Terapêuticos

Durante as sessões de terapia ocupacional, são utilizados diversos equipamentos e recursos com viés terapêutico, objetivando estimular a autonomia e independência das crianças. Isso inclui aparelhos de integração sensorial, atividades visando habilidades de coordenação motora fina e grossa, jogos que desenvolvem habilidades cognitivas, treinamento de habilidades sociais e emocionais, além de treino de atividades (do qual se encontram em déficit) voltadas ao cotidiano do paciente.Ao estimular a autonomia e independência nas crianças, estamos preparando-as para enfrentar os desafios do dia a dia, desenvolver habilidades essenciais e promover uma maiorqualidade de vida. Através da terapia ocupacional, as crianças serão capazes de realizar as atividades da vida diária com mais propriedade e segurança, por exemplo ser capaz de se vestir, se alimentar, realizar tarefas domésticas, lidar com suas emoções e interagir socialmente.

Seu pequenino merece a oportunidade de crescimento e desenvolvimento. Não deixe essa fase tão importante de seu filho passar sem a oportunidade de um bom desenvolvimento.