PSICOLOGIA INFANTIL

PSICOLOGIA INFANTIL

Como o psicológo infantil trabalha?

A infância é um período caracterizado pela busca dos pais pelo melhor da criança. Em muitos casos, o desenvolvimento físico ou até o alimentar são enormemente buscados, porém o desenvolvimento psíquico é deixado de ser acompanhado. Contudo, o emocional e o cognitivo muitas vezes estão envolvidos neste processo que reflete no comportamento, no caminhar, andar de bicicleta e até na alimentação.

Assim, é neste ponto que o trabalho da psicologia infantil se inicia, é o cuidado com o aprendizado e percepções de contexto e emoções. O terapeuta visará compreender, por exemplo, a construção e consolidação de aprendizado, possíveis gatilhos comportamentais, a construção de relações e sua expressão de sentimentos e emoções.

Inicialmente os terapeutas conhecem os pais ou tutores, a fim de entender o contexto, histórico e rotina da criança. Esta etapa é extremamente importante, e é chamada de anamnese. A anamnese é a avaliação histórico que vai desde os anos iniciais do desenvolvimento, até o momento da observação clínica.

Após a anamnese, o atendimento é realizado somente com a criança. As crianças possuem uma forma única de expressar sentimentos, desejos ou frustrações. A grande maior parte das atividades desempenhadas serão por meio do lúdico e do simbolismo da criança. É neste momento que a expressão, seja comportamental ou emocional, poderá ser compreendida e moldada.

Ainda, alguns encontros com os pais serão necessários a fim de orientar, direcionar e ampliar o trabalho para outros ambientes. O atendimento também em alguns momentos, principalmente quando a queixa é comportamental, pode ser realizado de forma domiciliar ou no ambiente escolar.


Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.