“Meu filho ainda não fala!”

ATRASO NA FALA:

Existe idade certa para falar?

Existe idade esperada para as primeiras palavras!


Geralmente, ao completar 12 meses esperamos que a criança produza pelo menos duas palavras (mama, papa, “aga” para agua, entre outras possibilidades). Quando isso não ocorre, é sempre necessário analisar outras questões como os marcos do desenvolvimento motor e também aspectos comportamentais. Ainda, caso a criança complete 18 meses e ainda não produz palavras, ela deve procurar um profissional com expertise em linguagem e fala infantil.

Mas o que pode atrasar a fala? A fala sofre influencia de diversos fatores, como por exemplo, genéticos e ambientais. Os atrasos de fala relacionados à estimulação ambiental tem uma tendencia a responder melhor a intervenção, e quanto antes for iniciado o acompanhamento, melhor é o prognóstico. O mesmo ocorre com os transtornos que apresentam fatores hereditárias, contudo a resposta destas crianças a intervenção requer um pouco mais de tempo.

Ainda, existem alterações de linguagem que decorrem de outros quadros, e estes geralmente são acompanhados por uma equipe multidisciplinar. E o fonoaudiólogo responsável avaliará e irá propor o caminho terapeutico para os aspectos de linguagem.

Por isso, atente-se: por mais que cada criança tenha um ritmo único, existe os marcos que são relevantes rastreios para possíveis alterações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.