A Apraxia de Fala Na Infância e a Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional favorece autonomia e independência das crianças por meio da estimulação direcionada. Sendo assim este é o profissional capacitado para criar estratégias eficazes para estimular, habilidades em déficits, nas crianças.
Mas e quando a criança já tem o diagnóstico de Apraxia? Como funciona o trabalho do Terapeuta Ocupacional?
A Apraxia de Fala na Infância é um distúrbio motor de fala, que afeta a movimentação dos órgãos fonoarticulatórios. Assim, falando de forma mais precisa, é a alteração que afeta diretamente a produção de sons fala. É um distúrbio que pode persistir até a fase adulta, e precisa sim de estimulação adequada.
A maior parte dessas crianças tem uma alteração da percepção corporal e sensorial, e é neste ponto que entra o trabalho do Terapeuta Ocupacional. A Terapia Ocupacional irá favorecer a integração e organização do planejamento motor e sua execução. Além disso, algumas crianças com Apraxia de Fala apresentam seletividade alimentar e aversão a certas texturas, e na Terapia Ocupacional isso será trabalhado.
Embora o profissional que faça o diagnóstico da Apraxia de Fala seja o Fonoaudiólogo especializado em Linguagem Infantil, é extremamente comum que este encaminhe a criança para a Terapia Ocupacional.
Camila Recco
Terapeuta Ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP).