Fonoaudiologia

Fonoaudiologia

A fonoaudiologia infantil é a área que intervém nas alterações de fala, linguagem e dificuldades alimentares. Inicialmente o profissional realiza uma avaliação, qual pode levar 3 – 4 sessões, a fim de compreender o desenvolvimento da criança e suas dificuldades. A avaliação é composta por anamnese com os pais, uso de protocolos avaliativos com a criança e a devolutiva.

As habilidades de fala e linguagem avaliadas são: aspectos motores de fala, estrutura de órgão fonoarticulatorios, gramática, sons de fala, semântica (vocabulário e seu uso), pragmática e habilidades escolares. Ainda as habilidades sociais e a complexidade da brincadeira e uso de simbolismo são analisados, pois estes são precursores das habilidades de linguagem.

Ainda, o fonoaudiólogo vai observar possível seletividade ou dificuldade alimentar, e correlacionar os resultados da avaliação com a família.

Após isto, é feita uma sessão de devolutiva para explicar aos familiares os resultados e pontuar os objetivos terapêuticos. Este objetivos devem sempre abraçar a rotina da criança e incluir os pais e cuidadores. Durante o processo de intervenção todos do contexto da criança devem ser envolvidos para que a criança amplie seus resultados de forma rápida e usual.

A visita e reunião escolar, nos casos que a queixa é o desenvolvimento habilidades escolares, torna-se um ponto essencial. Assim, o profissional consegue delimitar os pontos a serem trabalhados em conjunto com o planejamento e demanda escolar.