O que é transtorno do processamento sensorial?
O Transtorno do Processamento Sensorial (TPS), também conhecido como distúrbio sensorial, é uma condição em que o cérebro tem dificuldades em processar e interpretar informações sensoriais de forma adequada. As informações sensoriais são relevantes para que consigamos entender o ambiente e até mesmo nos proteger de perigos. Isso pode incluir nossos sentidos como tato, visão, audição, paladar, olfato, propriocepção (percepção do corpo no espaço) e vestibular (equilíbrio e orientação espacial).
Quais são os sinais para TPS?
Sendo assim, as pessoas com TPS geralmente apresentam respostas atípicas a estímulos sensoriais comuns. Por exemplo, algumas podem ser hiper ou hipossensíveis à luz ou até mesmo sons. Ou seja, podem ter tolerância maior ou menor à estes estímulos.
Os sinais de transtorno do processamento sensorial variam muito de pessoa para pessoa, sendo notado principalmente na infância durante os passos iniciais do desenvolvimento infantil. Ainda, podem incluir evitação de determinados estímulos, dificuldade em se concentrar, irritabilidade, ansiedade ou comportamentos repetitivos como balançar o corpo. O TPS pode ocorrer de forma isolada ou em conjunto com outras condições, como autismo, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) ou ansiedade.
Qual o tratamento?
O tratamento para o TPS geralmente envolve terapia ocupacional especializada, de preferencia o profissional precisa ter a formação de integração sensorial. O objetivo é ajudar a pessoa a lidar com essas sensibilidades e melhorar sua qualidade de vida.