O desenvolvimento psicológico infantil é um processo de construção entre a figura materna e o bebê, portanto não é autônomo. Para que este processo seja saudável, requer investimento de vínculo de referência materna, pois é através desta que o bebê passa a descobrir o mundo, e desejar fazer parte dele.
E como todo processo, passa por etapas de acordo com o ambiente, estimulação, rede familiar, e até mesmo a autoconcepção do “eu”.
Durante o primeiro ano de vida, os sentidos do bebê são desenvolvidos. Então é nesta etapa que eles são exploradores, observadores, e assim, fazem novas descobertas. De acordo com Jean Piaget, há quatro fases do desenvolvimento infantil quanto à cognição: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
Mas como funcionam essas fases?
A primeira fase, que ocorre simultaneamente ao marco do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos sensório-motor, está relacionada a sensações e movimentos. Sendo neste momento que a criança nota que seus movimentos, geram resultados. Isto significa que ela passa a interpretar e identificar diferentes objetivos, e sabe reconhecer suas diferentes texturas.
Entre o primeiro ano e o segundo anos os laços afetivos são construídos, e a criança passa a observar não só o seu seio familiar, mas as pessoas que estão próximas a ela para construção de vínculos.
O reconhecimento do “eu” está relacionado ao se identificar como ser separado da figura materna, e isto geralmente acontece a partir do terceiro ano de vida.