A audiometria infantil para a escola é uma exame que tem sido frequentemente realizado. A escola solicita a audiometria para garantir que as vias auditivas estejam dentro do esperado para a faixa etária. Ainda, este exame garante que a criança está recebendo de forma adequada todos os estímulos auditivos.
Nós aprendemos pela audição!
Com a audição funcionando da forma que se espera, é possível garantir que o processo de aprendizado acontecerá muito provavelmente de forma efetiva. Vale ressaltar que existem diferentes patologias que podem acometer as vias auditivas, mas as mais frequentes na infância são as otites.
A audiometria pode ser feita de três formas diferentes: com fones de ouvido, com o paciente sinalizando quando ouve o estímulo auditivo; com fones de ouvido com o paciente realizando encaixes ou com jogos, de forma bem lúdica para que a criança engaje no exame; e também pode ser feita sem fones, com sons que saem de caixas, com apenas o reforço visual. Este ultimo conhecido por “audiometria em campo livre” ou “audiometria com reforço visual”.
o que é Impedanciometria?
A impedanciometria é um exame que é feito de forma similar à audiometria, para averiguar a integridade da orelha média. Geralmente este exame é solicitado nos casos de suspeitas de otites (infecções auditivas). Este exame também consegue diagnosticar alteração neurossensoriais, que estão relacionadas à inervação e ao sistema auditivo central.
Profissionais para audiometria infantil
Os profissionais que realizam esses exames precisam ter experiencia com o público infantil, pois o exame NÃO é realizado da mesma forma em um adulto. Além disso, a análise dos resultados também não é semelhante à de adultos ou idosos.