O atraso na fala é mais notado quando a criança atinge os 2 anos de idade. Mas por que existe uma certa espera até esta idade? A fala é um grande marco para o desenvolvimento infantil e é muito esperado pelas famílias.
Mas e quando ela não ocorre como é imaginado?
Geralmente o mais comum é que os pais acabem por comparar seus filhos com outras crianças, e observam logo as dificuldades. Aos 2 anos de idade, a grande maior parte das crianças já fala, e pelo menos combina duas palavras. Então, quando o filho ainda está sem verbalizar, isto fica mais evidente.
O ideal é esperar?
NÃO! O ideal é procurar ajuda profissional assim que observar qualquer alteração relacionada ao desenvolvimento infantil. Isto porque quanto antes for identificado possíveis atrasos MAIOR taxa de resposta terapêutica. E isto independe da área ou habilidade a ser afetada, quanto mais precoce o acompanhamento MELHOR a evolução da criança.
O atraso na fala não tem apenas uma origem, e pode estar relacionado a fatores ambientais, genéticos e alterações do neurodesenvolvimento. Contudo, a fala é de grande relevância para a autonomia do individuo, por isso geralmente é o primeiro sinal de alerta para os pais.
O pediatra deve direcionar quando observar o atraso, mas a escola, ou outros profissionais também são capazes de pontuar a necessidade de busca por um fonoaudiólogo. Somente o fonoaudiólogo é capaz de diagnosticar com excelência questões relacionadas às dificuldades na fala, e este também é quem dita o processo terapêutico.
Não existe intervenção cedo demais, mas tarde demais sim!