A APRAXIA DE FALA NA INFÂNCIA (AFI) é um tipo de transtorno motor de fala que afeta planejamento e programação dos movimentos de fala (American Speech-Language-Hearing Association – ASHA). Assim, a sequencialização dos movimentos de fala fica impactada.
A criança com Apraxia de Fala tem total consciência sobre o que gostaria de comunicar, contudo, devido a dificuldade de organizar a movimentação dos sons de fala, não consegue se expressar. Os movimentos de mandíbula, lábios e língua estão alterados ou diminuídos, outros articuladores responsáveis por produzir fala, também podem estar prejudicados.
Em muitos casos, a criança parece perdida em relação aos seus movimentos de boca. E ainda, outras crianças apresentaram alterações motoras globais, sendo conhecidas como atrapalhadas ou com pouca coordenação de movimentos.
Quais são os sinais de Apraxia de Fala?
Em relação à fala, uma característica muito notada é a limitação da produção de sons e suas inconsistências. Por exemplo, uma palavra que a criança produz hoje, amanhã ela pode não conseguir produzir. Além disso, quanto maior a palavra mais dificuldades a criança apresentará para produzi-la.
Uma característica observada nas crianças pequenas, é uma fala muito limitada, com pobre repertório de palavras, podendo apresentar também uma fala de difícil compreensão. A fala não é clara e quanto mais extensa a palavra, maior a dificuldade.
Além dos sinais relacionados diretamente à fala, poderão existir alterações relacionadas a seletividade alimentar, dificuldade com novas texturas (pisar na grama, brincar com slime), e até mesmo atraso para outras habilidades que requerem controle motor grosso.
Diagnóstico e Intervenção da Apraxia de Fala
Quem realiza o diagnóstico de apraxia de fala na infância é o FONOAUDIÓLOGO! Somente este profissional tem expertise para confirmar esta alteração de fala. Por isso, procure sempre o profissional especializado e capacitado para isto.