Terapia Ocupacional Infantil: Entenda o Processo de Avaliação Inicial

A avaliação inicial em Terapia Ocupacional é uma etapa fundamental para compreender as necessidades e potencialidades da criança. Esse processo é especialmente importante para casos de atrasos no desenvolvimento, dificuldades sensoriais, desafios nas atividades da vida diária (AVDs) ou questões relacionadas à autonomia e funcionalidade.

Tudo começa com a anamnese, uma escuta qualificada com a família. Esse momento inicial é dedicado a entender as demandas, dificuldades percebidas, pontos fortes da criança e os objetivos da família. Essa conversa é essencial para traçar um direcionamento individualizado do caso.

 

 

Na sequência, realizamos quatro sessões de avaliação prática com a criança. Nesses encontros, além de aplicarmos instrumentos específicos, priorizamos também a criação de vínculo terapêutico, garantindo que a criança se sinta segura e acolhida durante o processo.

 

Entre os protocolos frequentemente utilizados, estão o EDM (Escala de Desenvolvimento Motor), que avalia o desenvolvimento infantil; além de avaliações sensoriais, como o SPM (Sensory Processing Measure) e o Perfil Sensorial 2. Também utilizamos ferramentas próprias da Terapia Ocupacional, como o PEDI, PEDI-CAT e o COPM (Canadian Occupational Performance Measure), que ajudam a analisar o desempenho funcional da criança em diversas áreas da vida.

Após essas etapas, é elaborado um relatório completo com os resultados obtidos nas avaliações. Esse documento é apresentado à família durante a devolutiva, um momento importante para esclarecer dúvidas, discutir os achados e orientar sobre os próximos passos. É nesse encontro que avaliamos, junto com a família, se há indicação para iniciar o acompanhamento terapêutico.

Todo esse processo garante uma avaliação individualizada, baseada em evidências e centrada na criança. Mais do que aplicar protocolos, buscamos entender a criança como um todo — suas dificuldades, mas também suas potencialidades — para construir um plano de intervenção eficaz e humanizado.

T.O Camila Recco

Terapeuta Ocupacional graduada pela USP (Universidade de São Paulo), formação em Integração Sensorial e capacitação em ABA.

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