A consulta de fonoaudiologia infantil geralmente é realizada em três etapas. E estas etapas incluem dias diferentes e procedimentos difentes.
O que é anamnese?
Geralmente a anamnese é o primeiro passo quando o assunto é avaliação fonoaudiológica infantil. Isto porque é com ela que o profissional vai compreender os antecedentes familiares, o contexto familiar, e principalmente a existência de sinais de risco ou não para o desenvolvimento. A anamnese NÃO É SÓ UMA CONVERSA! Uma anamnese para ser considerada bem feita é extensa, com perguntas precisas e especificas, e o profissional precisa entender o que procura e como irá perguntar. O profissional ainda, direciona de forma extremamente técnica o seu roteiro.
A anamnese não deve ser realizada de forma extremamente superficial e breve.
Após a anamnese, o profissional conseguirá elencar os protocolos necessários para a avaliação da criança.
E como são estes protocolos?
Os protocolos avaliam: comportamento, brincadeira, vocabulário, sons de fala, compreensão, e habilidades que são preditoras para o desenvolvimento de fala e linguagem. Geralmente, são provas complexas e que o profissional julga adequadas para aquela criança. Vale ressaltar que é necessário ponderar o nível de frustração da criança e o manejo do engajamento dela naquela atividade. Esta etapa da avaliação dura até 3 sessões, a depender do comportamento e idade da criança.
Devolutiva
Após a aplicação dos protocolos, o profissional se reunirá com os pais em uma reunião, e explicará o desempenho da criança e o que era esperado para idade e escolaridade dela. Além disso, traçará junto com a família o processo terapêutico se necessário.