A Apraxia de Fala Na Infância e a Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional favorece autonomia e independência das crianças por meio da estimulação direcionada. Sendo assim este é o profissional capacitado para criar estratégias eficazes para estimular, habilidades em déficits, nas crianças.
Mas e quando a criança já tem o diagnóstico de Apraxia? Como funciona o trabalho do Terapeuta Ocupacional?
A Apraxia de Fala na Infância é um distúrbio motor de fala, que afeta a movimentação dos órgãos fonoarticulatórios. Assim, falando de forma mais precisa, é a alteração que afeta diretamente a produção de sons fala. É um distúrbio que pode persistir até a fase adulta, e precisa sim de estimulação adequada.
A maior parte dessas crianças tem uma alteração da percepção corporal e sensorial, e é neste ponto que entra o trabalho do Terapeuta Ocupacional. A Terapia Ocupacional irá favorecer a integração e organização do planejamento motor e sua execução. Além disso, algumas crianças com Apraxia de Fala apresentam seletividade alimentar e aversão a certas texturas, e na Terapia Ocupacional isso será trabalhado.
Embora o profissional que faça o diagnóstico da Apraxia de Fala seja o Fonoaudiólogo especializado em Linguagem Infantil, é extremamente comum que este encaminhe a criança para a Terapia Ocupacional.
Camila Recco
Terapeuta Ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP).
Karina Yuka
Fonoaudióloga
Gabrielli Reboredo
Psicóloga
Larissa Freitas
Fonoaudióloga
Larissa Assis
Fonoaudióloga
Camila Recco
Terapeuta Ocupacional
Alice Campião
Fonoaudióloga
Larissa Lyra
Pediatra