Psicopedagogia

PSICOPEDAGOGIA

Como trabalhar o psicopedagogo?

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AVALIAÇÃO
Inicialmente é feita uma avaliação que dura de 5-6 sessões. É composta por ANAMNESE, PROTOCOLOS DE DESENVOLVIMENTO e ACADEMICOS, e por fim é feita uma DEVOLUTIVA.
ANAMNESE
A anamnese é feita com os pais. O profissional irá buscar compreender o histórico de desenvolvimento da criança até sua idade atual e queixa. Além disso, nesse dia podem ser entregues protocolos para que os pais respondam.
PROTOCOLOS AVALITATIVOS
Os protocolos avaliativos são testes padronizados para analisar o desenvolvimento da criança de acordo com sua faixa etária e escolaridade.
DEVOLUTIVA
A devolutiva é o retorno do desempenho da criança para os pais. Ainda, é neste momento que o profissional apresenta a conduta terapêutica proposta.
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  • imgO psicopedagogos é o profissional que atua em Educação e Saúde.
  • O profissional sempre torna parte do processo de aprendizagem a criança, a família, a escola, e todo o contexto do aluno. 
  • Em relação as habilidades escolares, o psicopedagogo compreenderá seu déficits e suas necessidades. 
  • A adaptação do material escolar, do contexto da sala de aula, de provas e currículo acadêmico são de responsabilidade deste profissional. 
  • O seu principal objetivo é incluir o aluno e garantir sua escolarização e processo de aprendizagem formal. 
  • O psicopedagogo pode fornecer suporte escolar de acordo com as necessidades da criança. 
  • A adaptação do material escolar é necessária em alguns casos, pois, nem toda criança segue o curso típico do desenvolvimento e de aprendizagem. 
  • A adaptação pode ser feita de diferentes formas e com diferentes métodos, mas ela deve ser individualizada para que atenda as necessidades de cada criança. 
  • Além da adaptação de materiais escolares, o psicopedagogo pode fazer uma visita escolar para suporte e consultoria. Assim, com as orientações a escola pode amenizar os impactos do déficit de aprendizagem no contexto educacional. 
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  • imgO reforço acadêmico geralmente acontece no contraturno da criança. 
  • Ele busca utilizar os pontos fortes do individuo para que estes sejam utilizados no processo de escolarização como um todo. 
  • O objetivo é que a criança acompanhe a proposta curricular da escola, sem que suas dificuldades reflitam nas suas notas ou prejudiquem o seu desenvolvimento. 
  • O reforço também favorece a aquisição de novas habilidades escolares e favorece os ganhos e resultados da criança. 
  • imgA psicomotricidade é estimulação e intervenção no desenvolvimento motor da criança. Em muitos casos é utilizada para fins acadêmicos, como por exemplo, o desenvolvimento da escrita. 
  • A psicomotricidade trabalha através das sensações e relações entre o corpo e o seu exterior. 
  • Aborda a compreensão e percepção dos movimentos do corpo e suas consequências.
  • Organiza a capacidade de realizar movimentos planejados, por meio de símbolos reais ou abstratos. 
  • A psicomotricidade faz com que as crianças possam descobrir e expressar suas capacidades, por meios de ações que expressem suas emoções. 
  • Desenvolve a segurança do movimentar-se. 
  • Constrói a consciência do seu espaço e dos demais.