FONOAUDIOLOGIA
Como trabalha o fonoaudiólogo infantil?
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AVALIAÇÃO
Inicialmente é feita uma avaliação que dura de 3-4 sessões. É composta por
ANAMNESE, PROTOCOLOS DE DESENVOLVIMENTO E DEVOLUTIVA.
ANAMNESE
A anamnese é feita com os pais. O profissional irá buscar compreender o histórico de desenvolvimento da criança até sua idade atual e queixa.
PROTOCOLOS AVALITATIVOS
Os protocolos avaliativos são testes padronizados para analisar o desenvolvimento da criança de acordo com sua faixa etária e escolaridade.
DEVOLUTIVA
A devolutiva é o retorno do desempenho da criança para os pais. Ainda, é neste momento que o profissional apresenta a conduta terapêutica proposta.
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- A terapia de fala e linguagem intervém nas dificuldades e distúrbios da comunicação. Isto, inclui alterações decorrentes de outros diagnóstico ou o atraso na fala.
- A avaliação como o especialista deve acontecer principalmente para diferenciar a origem desta dificuldade e intervir adequadamente.
- As técnicas de terapia são usadas para melhorar a comunicação e amenizar possíveis atrasos ou dificuldade escolares. As técnicas podem ser relacionadas ao aprendizado da linguagem, como outros princípios (PROMPT, DTTC e ResT).
- A alimentação é uma das grandes preocupações dos familiares da criança. Isto porque ela está diretamente relacionada ao crescimento da criança e sua saúde física.
- A seletividade alimentar é sinalizada quando a criança tem forte preferencia à determinados alimentos, e rejeita outros com intensa aversão. Sendo assim, o fonoaudiólogo investiga quais fatores estão intervindo durante a nutrição da criança, orientando os familiares e aproximando todos do momento de refeição de forma adequada.
- Inicialmente é feita uma avaliação, que pode levar até 4 sessões. Os pais sempre participando ativamente para compreensão da rotina da criança e principalmente suas possíveis dificuldades em lidar com determinados tipos de alimentos. Quando isto é identificado e finalizado, inicia-se em parceria com a família o processo de intervenção.
- O processo de alfabetização formal muitas vezes funciona com sinal de alerta para as dificuldades de linguagem. Isto porque nesta etapa de vida as crianças são expostas à uma ampla demanda de habilidades de funções executivas e de linguagem simultaneamente. Assim, neste momento, as dificuldades de linguagem e de manipulação de informações ficam mais evidentes.
- Existem algumas causas para uma criança apresentar dificuldades em aprender e deenvolver a leitura e a escrita.
- Geralmente acometem os processos de codificação (escrita) e decodificação (leitura). Além disso, a compreensão leitora também apresenta déficits, e isto dificulta a evolução dentro dos processos escolares.
- As habilidades sociais são aquelas que ajudam o individuo à interagir com o seu meio e contexto. Está diretamente relacionada a capacidade linguistica e pragmática.
- A pragmática é como o individuo utiliza a linguagem, como reconhece o outro como um igual, realização de inferências (compreensão de sentimentos do outro ou situações implícitas).
- O fonoaudiólogo intervém por meio de brincadeiras e jogos simbólicos, situações de vida diária, e até jogos de causa e consequência. As relações interpessoais são extremamente importantes para o desenvolvimento linguístico, emocional e cognitivo.
As alterações de linguagem das crianças inseridas no espectro do autismo podem aparecer de diferentes formas:
- atraso de fala
- dificuldade motora de fala
- dificuldade de construção de vocabulário
- repetição da fala do outro
- repertório restrito
- dificuldade nos processos de alfabetização
- dificuldades sociais
Estas podem aparecer isoladamente ou combinadas. O fonoaudiólogo irá trabalhar para que essa criança desenvolva linguagem e tenha autonomia. Em alguns casos o profissional pode sugerir uso de comunicação aumentativa alternativa.
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