Audiometria e PAC

Audiometria Tonal e Vocal

 

A audiometria é um exame subjetivo da audição, qual depende da resposta do paciente. Este é realizado em cabina acusticamente tratada, com o audiômetro, sendo este o equipamento utilizado para pesquisa de limiares auditivos. A audiometria é realizada através de tons puros por via aérea e via óssea ( via fone de ouvido e vibrador ósseo). O exame é capaz de observar déficits auditivos, sejam estes advindos de patologias neurais ou condutivas, como as otites.

Impedanciometria

A impedanciometria é um exame que compõe a Avaliação Audiológica Básica, em conjunto com a Audiometria. Neste procedimento, são realizados a timpanometria e imitanciometria, sendo um complementar ao outro. Durante o exame, são avaliados a membrana timpânica e os ossículos (martelo, bigorna e estribo) do ouvido médio. Sendo assim, de acordo com o resultado a impedanciometria, é possível diagnosticar um quadro de infecção (otites), entre outras patologias auditivas.

PAC – Processamento Auditivo Central

A avaliação do Processamento Auditivo Central (PAC) analisa a manipulação das informações auditivas recebidas pelo individuo através da audição. Ou seja, como o cérebro processa, analisa e interpreta as informações quais o indivíduo escutou. Sendo assim, a avaliação do processamento auditivo mensura uma série de habilidades que desenvolvemos ao longo do nosso desenvolvimento. Vale ressaltar que as alterações de processamento auditivo central também estão presentes em indivíduos com audição dentro dos parâmetros de normalidade.