PSICOPEDAGOGIA
Como trabalhar o psicopedagogo?
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AVALIAÇÃO
Inicialmente é feita uma avaliação que dura de 5-6 sessões. É composta por
ANAMNESE, PROTOCOLOS DE DESENVOLVIMENTO e ACADEMICOS, e por fim é feita uma DEVOLUTIVA.
ANAMNESE
A anamnese é feita com os pais. O profissional irá buscar compreender o histórico de desenvolvimento da criança até sua idade atual e queixa.
Além disso, nesse dia podem ser entregues protocolos para que os pais respondam.
PROTOCOLOS AVALITATIVOS
Os protocolos avaliativos são testes padronizados para analisar o desenvolvimento da criança de acordo com sua faixa etária e escolaridade.
DEVOLUTIVA
A devolutiva é o retorno do desempenho da criança para os pais. Ainda, é neste momento que o profissional apresenta a conduta terapêutica proposta.
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- O psicopedagogos é o profissional que atua em Educação e Saúde.
- O profissional sempre torna parte do processo de aprendizagem a criança, a família, a escola, e todo o contexto do aluno.
- Em relação as habilidades escolares, o psicopedagogo compreenderá seu déficits e suas necessidades.
- A adaptação do material escolar, do contexto da sala de aula, de provas e currículo acadêmico são de responsabilidade deste profissional.
- O seu principal objetivo é incluir o aluno e garantir sua escolarização e processo de aprendizagem formal.
- O psicopedagogo pode fornecer suporte escolar de acordo com as necessidades da criança.
- A adaptação do material escolar é necessária em alguns casos, pois, nem toda criança segue o curso típico do desenvolvimento e de aprendizagem.
- A adaptação pode ser feita de diferentes formas e com diferentes métodos, mas ela deve ser individualizada para que atenda as necessidades de cada criança.
- Além da adaptação de materiais escolares, o psicopedagogo pode fazer uma visita escolar para suporte e consultoria. Assim, com as orientações a escola pode amenizar os impactos do déficit de aprendizagem no contexto educacional.
- O reforço acadêmico geralmente acontece no contraturno da criança.
- Ele busca utilizar os pontos fortes do individuo para que estes sejam utilizados no processo de escolarização como um todo.
- O objetivo é que a criança acompanhe a proposta curricular da escola, sem que suas dificuldades reflitam nas suas notas ou prejudiquem o seu desenvolvimento.
- O reforço também favorece a aquisição de novas habilidades escolares e favorece os ganhos e resultados da criança.
- A psicomotricidade é estimulação e intervenção no desenvolvimento motor da criança. Em muitos casos é utilizada para fins acadêmicos, como por exemplo, o desenvolvimento da escrita.
- A psicomotricidade trabalha através das sensações e relações entre o corpo e o seu exterior.
- Aborda a compreensão e percepção dos movimentos do corpo e suas consequências.
- Organiza a capacidade de realizar movimentos planejados, por meio de símbolos reais ou abstratos.
- A psicomotricidade faz com que as crianças possam descobrir e expressar suas capacidades, por meios de ações que expressem suas emoções.
- Desenvolve a segurança do movimentar-se.
- Constrói a consciência do seu espaço e dos demais.